Quais são as causas da Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é um quadro de esgotamento físico e emocional que deve ser tratado pelo médico. O nome foi dado por um psicólogo canadense e desde então, vários estudos comprovam que a síndrome é cada vez mais comum, principalmente entre trabalhadores de altas cargas horárias. Mas qual é a diferença entre o cansaço natural e mais profundo que vem acompanhado da Síndrome de Burnout?

Em primeiro lugar, é importante saber quais são as causas da Síndrome

Geralmente, ela está associada a situações de estresse por excesso de trabalho, ao pressentimento de não ser capaz de realizar aquilo que é pedido e sentimentos de desvalorização.

Outra causa são os conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, o que traz problemas de comunicação entre os funcionários e o gestor. Também pode estar associada a uma melhora contínua na performance mas, a desproporção entre a expectativa do empregador, o aumento da carga de trabalho e os benefícios recebidos.

O tratamento dessa síndrome consiste em uma análise profissional, que está ligada a correção da relação desequilibrada entre trabalho e descanso - durante o tratamento, a atividade profissional deve ser amenizada.

Terapias, como aquelas tradicionais ou medicamentos alívicos, podem ser necessários para ajudar na recuperação dos pacientes. Também existem atividades lúdicas que promovem momentos de distração, relaxamento e descontração, para ajudar o indivíduo a manter a saúde mental em dia.

O texto acima "Quais são as causas da Síndrome de Burnout?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.