A cogeração é um processo de produção de energia elétrica simultâneo à produção de calor, a partir de combustíveis normais, como carvão, óleo combustível, gás natural, biocombustíveis e biomassa, entre outros. Esta técnica ajuda a reduzir as emissões de poluentes e aumentar a eficiência energética em todos os níveis.

Uma vez que os circuitos de geração de energia

Uma vez que os circuitos de geração de energia e de produção de calor estão integrados, a cogeração permite o aproveitamento do calor liberado para outras aplicações. O uso deste sistema ajuda a economizar energia, pois ele aproveita melhor o calor gerado pela combustão de combustíveis. Além disso, ele ajuda a reduzir significativamente as emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros poluentes.

Devido a esses benefícios ambientais, a cogeração tem sido alvo de incentivos governamentais. Por exemplo, alguns governos oferecem subsídios e linhas de créditos para estimular a instalação de sistemas de cogeração. Além disso, diversos setores industriais, comerciais e agrícolas podem se beneficiar de incentivos fiscais para o uso destes sistemas.

O texto acima "Os Benefícios da Cogeração" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.