O vidro parabrisas é o vidro transparante instalado na frente e atrás do carro. Por convenção, chamamos os vidros instalados na parte frontal do veículo de "parabrisas" e os instalados atrás de "janelas traseiras". O vidro parabrisas é feito de materiais resistentes como o vidro temperado, comparados aos vidros normais das janelas laterais, pois precisa suportar impactos e resistir à pressão do ar. Na maioria dos carros também existem soquetes elétricos embutidos no vidro parabrisas, destinados à instalação de elementos de segurança, tais como sensors de estacionamento, sensores de visibilidade, etc.

Processo de Fabrico do vidro parabrisas

O processo de fabrico de vidro parabrisas é diferente do processo padrão para a produção de vidro temperado. O vidro parabrisas é composto de duas camadas de vidro interligadas, com o objetivo de absorver os impactos. O primeiro passo é a injeção de líquido químico, que é hermeticamente fundido à superfície interna do vidro, onde os componentes químicos permitem que se crie uma camada protetora na superfície do vidro. Logo em seguida, o vidro passa por um processo de aquecimento, que torna o vidro poroso. A porosidade ajuda na absorção do impacto durante uma colisão. Assim, a camada de líquido químico permite que o auto fique protegido de uma possível impacto.

O texto acima "O Que São Vidros Parabrisas" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.