A produção de aço começa com ferro bruto, que é extraído de minas locais como parte de um processo conhecido como mineração. O ferro é em seguida processado para ter baixa concentração de impurezas e um conteúdo relativamente alto de carbono (até 2%). Depois do processamento, o material é colocado num conversor de arraste em fornos de vácuo. Aqui aço é puro, pela remoção total do carvão e outros íons. O processo de purificação é realizado adicionando cobalto, níquel ou outros íons condutores no meio.

Fundição e Laminação

Após a atividade de purificação, a produção de aço mover-se para a fase de fundição. Aço fundido é feito a partir de um forno de indução, que usa eletricidade para fundir o metal. Uma vez fundido, o metal é bombeado para as diferentes máquinas de laminação, que criam itens específicos, tais como rodas de máquinas, placas, tubos, perfis, entre outros. Estes itens são então usados para a produção de outros itens, como veículos, máquinas, equipamentos industrial, entre outros.

O texto acima "O Processo de Produção de Aço" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.