Manutenção na Automação Industrial

Os sistemas e equipamentos da automação industrial enfrentam muitos desafios diários. Devido à grande quantidade de recursos necessários, é vital ter uma rotina de manutenção bem implementada. Por esse motivo, a manutenção é uma das principais responsabilidades dos engenheiros de automação industrial.

Tipos de Manutenção

Existem basicamente dois tipos de manutenção relacionada à automação industrial: manutenção preventiva e corretiva. A manutenção preventiva consiste na aplicação de medidas para prevenir que falhas ocorram. Isso inclui a verificação de todos os dispositivos, a realização de inspeções periódicas, a substituição de peças e a calibração do equipamento. Além disso, esta abordagem também se baseia na prevenção de acidentes e afastamento de paradas imprevistas.

A manutenção corretiva, por sua vez, consiste na solução de problemas inesperados, como falhas no mecanismo e avarias. Esta abordagem visa consertar as falhas e impedir que elas sejam repetidas. Existem diversas ferramentas e procedimentos usados neste processo, incluindo a verificação de todos os dispositivos e o uso de documentação técnica. Além disso, este tipo de manutenção inclui a análise de falhas, a realização de testes funcionais e a verificação de defeitos de fabricação.

O texto acima "Manutenção na Automação Industrial" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.