O aço é produzido a partir de minério de ferro mecanicamente refinado epurificado com processos químicos. O processo envolve várias etapas, como ferver, derreter o minério em fornos alimentados a carvão ou gás natural. O minério derretido é então purificado com injeção de oxigênio para remover os impurezas.

Refinação do Aço

Após a remoção das impurezas, o líquido é derramado numa cavidade que fornece a forma desejada. O metal moldado é então resfriado através do ar, permitindo a formação de um lingote que é mais resistente e forte. O lingote pode ser posteriormente laminado em placas de aço efino para obter a forma desejada.

Após a laminação, as placas são aquecidas e então tratadas térmicamente e quimicamente para melhorar as propriedades mecânicas do aço. Finalmente, as placas de aço são jateadas para obter uma superfície lisa e limpa. Esta superfície proporciona a resistência à corrosão que é tão importante para aplicações industriais.

O texto acima "História do Aço" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.