Os fundamentos da iluminação são os princípios básicos que governam a relação entre iluminação artificial e naturais em ambientes internos. As questões que devem ser levadas em consideração com relação à iluminação são aconselhadas pelo Instituto Americano de Iluminação (IES). Estes incluem o equilíbrio adequado entre luz, sombra e cor, além da seleção apropriada da lâmpada para uma determinada aplicação.

O Brilho

Outra consideração fundamental refere-se a quantidade de luz uniformemente distribuída no ambiente. Os aspectos a serem observados neste quesito relacionam-se diretamente ao brilho, que é a quantidade de luz emitidaque afeta a usabilidade do espaço. O nível de luxo ou lumens (unidade de medida de luz) um ambiente precisa oferecer que pode variar de acordo com função. Por exemplo, um escritório normal precisa ser levemente mais instruído do que um quarto de dormir.

Assim como existem certos aspectos que devem ser considerados quando se trata de luz no ambiente, assim também existem erros comuns de iluminação. Um dos mais significativos consiste em usar lâmpadas do tipo errado, pois elas podem dar uma luz desagradável ou demasiadamente forte. Também vale lembrar que iluminação de controle remoto deve ser usada apenas quando necessário em espaços públicos.

O texto acima "Fundamentos da Iluminação" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.