Diferença entre os tipos de Aço

A fundição de metal é a técnica mais antiga para se trabalhar metal usando diversos processos ligados à aquecimento e derretimento. Como já foi mencionado, estima-se que esta técnica tivesse sido usada desde há mais de 5.000 anos. Através da fundição de metal associada a umas cuidadosas técnicas de refinação, foram criadas inúmeras ligações de diferentes metais.

Uma das principais características da fundição artesanal de metal é a criação de componentes de metal que com 65 a 70% de espessura e de forma mais fina ainda, criando assim baixos níveis de tolerância. A fundição é realizada com diversos materiais de enchimento, como terra ou areia, e metal líquido, e permite manifestar resistência ao calor. Porém, a temperatura deve sempre ser controlada para se evitar a possibilidade de se dar porrada à matéria-prima.

A Fundição em Casa

É perfeitamente possível efeutuar a fundição de metal em casa, usando máscaras protetoras e equipamento adequado. Uma das principais diferenças entre a fundição artesanal e a industrial é a temperatura usada e também o uso de ligações, já que, industrialmente, usam-se ligações ao ponto de fusão, para obter o metal desejado.

No caso da fundição em casa, É essencial ser usar um material resistente, como carvão ou gás de propano por exemplo, e os móveis da caa devidamente protegidos, bem como se usarem máscaras, luvas, óculos e também manter uma boa ventilação no lugar. A fundição em casa não é recomendada para trabalhar com metais muito voláteis, como o mercúrio, ou outras substâncias tóxicas.

O texto acima "Diferença entre os tipos de Aço" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.