Compreendendo a contagem de plaquetas

A contagem de plaquetas é um teste realizado pelos médicos para determinar a quantidade de plaquetas presentes na circulação sanguínea de uma pessoa. A quantidade de plaquetas no sangue é uma indicação do status da saúde geral do corpo. Uma quantidade baixa de plaquetas no sangue pode ser sintoma de várias doenças, além de ser muitas vezes indicativo de uma melhor resistência a doenças infecciosas ou a problemas de saúde.

Quais são as plaquetas?

As plaquetas são células de sangue muito pequenas que ajudam na formação de coágulos sanguíneos quando a pele é lesionada. Estas células são produzidas a partir de células maduras da medula óssea conhecidas como Megacariócitos. Elas trabalham para coagular o sangue, evitando a perda de muito sangue quando há lesão. Se as plaquetas estiverem em excesso, isso pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

Quando o seu médico recomenda que você obtenha uma contagem de plaquetas, costuma ser para determinar se a contagem presente está baixa ou alta. Se ela estiver alta, isso pode indicar problemas cardíacos ou problemas nas células da medula óssea. Se ela estiver baixa, pode significar que você está em risco de hemorragia ou anemia.

O texto acima "Compreendendo a contagem de plaquetas" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.